Falando sobre tudo

Falando sobre tudo

domingo, 25 de setembro de 2011

Relatos







Algumas pessoas acham que a agressão fisica, só acontece em casais heteros, ledo engano. Ao ao meu ver nada tem a ver com o fato de ser homem, mas com um conjunto de fatores, psicológicos, estruturais, culturais, sócio-econômicos, éticos dentre outros. Isso independe de ser homem ou mulher. Conheço muitas mulheres , hetero e gays (lesbicas), que são agressivas tanto quanto os homens. Nada   tem haver com o fato de ser homem e nem com sua forma física, até por que hoje, mulheres também são fortes e muitas delas praticam artes marciais, sendo heteros ou gays, isso não importa.







Relato de uma mulher lady casada com uma Androgena: " Meu marido era segurança de banco e que por conta de seu trabalho adquiriu uma certa arrogâcia, grosseiria e agressividade. Durante os anos que vivi com ele, fui submissa, por obrigação e consequentemente aguentando todo esse conjunto de "qualidades" adquiridas ou não de meu " dono e senhor". Perdi minha dignidade e  meu amor-próprio tantas vezes, que acabei por achar normal. Até que um dia, por ciúme, ele me bateu tanto que fui parar no hospital e na delegacia. Acabamos por nos separar e nunca mais o vi. Hoje vivo com outra mulher, ativa, mas em um relacionamento totalmente diferente. Nos brigamos sim, rola tapas das duas partes, mas depois ficamos calmas e volta a normalidade. Considero coisas de mulheres mesmo. "


Relato de uma Cissexual: " Não sou como homem e nunca bati em mulher, apesar de também ter em meu curriculum esportes agressivos de lutas marciais. Sou mulher, gay e masculina e isso não me faz ser agressivo e nem violento. Vim de uma familia religiosa e tive um educação severa. Tenho principios fortes e formação de carater. Meus pais tem formaçao socio/cultural, ambos formados em universidades, sou de classe média, moro na zona sul do RJ, meus pais nunca brigaram na frente dos filhos e jamais falaram palavrão em nenhuma das ocasiões que normalmente hoje falaríamos. Não fui criada em ambiente agressivo, nem fisico e nem psicológico. Não tenho essa base familiar e não me considero uma pessoa psicologicamente capaz de tais atos agressivos, não tenho problemas neurologicos, comprovados por exames. Por tanto, não tenho motivos e não estou dentro dos fatores de riscos da agressividade. ( psicológicos, estruturais, culturais, sócio-econômicos, éticos,etc). Não me vejo batendo em mulher e nem cogito tal hipotese sob nenhuma circunstância. Apesar de que tem mulher que pede para apanhar. Nossa. Dificil lidar com este tipo de mulher. Elas falam, te irritam, te agredidem e não param nunca, pedem para apanhar, sei la. Mas, eu quando tive um mulher assim, me limitava a sair de casa e so voltar quando eu achava que a mulher ja tinha se acalmado para conversarmos. Por que, sinceramente, se ficasse na frente de uma mulher descontrolada psicologica e/ou mentalmente descontrolada, não sei não. Elas tiram qualquer um do sério. Mas, como não estou acostumado a este tipo de comportamente, ate hoje isso me assusta, então prefiro me manter distante de mulheres psicologicamente descontroladas."

Relato de uma Lady: " Sai de um casamento hetero e procurava um mulher sensivel, feminina, igual a mim.  O acaso me colocou no caminho uma mulher diferente de mim, em seu comportamento e vestimentas, as ditas Ativas/Butch, ela tinha alguns pensamentos e gostos assemelhados aos dos homens. Eu, imaginava que todas as "lésbicas" fossem mulheres iguais a mim, mas vi que não, na minha primeira experiência. Na primeira briga, iniciou a agressão fisica, igualzinha que havia passado com meu ex marido (hetero), levei um soco no olho e isso me fez desistir do mundo gay, por um tempo consideravel. Muitos anos depois, conheci uma outra pessoa, tambem  Ativa e tive muitas dificuldades para aceita-la, achava que no final eram todas iguais. Mas, não era, este era um amor de pessoa,  sensivel, sincero, fiel e um excelente companheiro. Estamos juntos já fazem 7 anos e vivemos felizes. "


Relato de uma Lésbica/Passiva: " Eu apanho muito do meu caso atual, mas nem ligo, por que não apanho todos os dias e nem por motivos banais. Mulher com mulher sempre rola ciume e este é sempre o motivo pelo qual brigamos. Mas, eu não deixo por menos, eu bato tambem, pelo menos tento me defender. Mas, nunca foi nada muito grave e depois volta tudo ao normal e a vida continua.



Quando se é agredida fisicamente sem que possa ou consiga se defender, doi no intimo, na alma tamanha agressão e dai se perde a dignidade, o respeito e o amor-próprio. Passando a ser e agir segundo quem a submete a esse tipo de agressão. A dor de alma, esta é pior que a dor física, mas ambas andam juntas, assim como as agressões verbais.
A maioria das mulheres agredidas, não são exatamente, vitimas passivas. Usam de estratégias ativas para garantir sua segurança. Algumas mulheres resistem, outras fogem e outras ainda tentam manter a paz rendendo-se às exigências de seus/suas companheiras. Na verdade uma forma de sobrevivência.
A mulher reage à agressão, segundo suas limitaçoes de opções a que dispõe: medo de represálias, perda de suporte financeiro, escandalos sociais, dependência emocional, perda da família e dos amigos e a eterna esperança de que “ele/ela vai mudar um dia”. Na maioria dos casos, as mulheres acabam por abandonar seus "companheiros agressores". 





Nenhum comentário:

Postar um comentário