Falando sobre tudo

Falando sobre tudo

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

João W. Nery parte 4




Lançamento do livro no dia 3 de novembro às 19h na Livraria Argumento do Leblon, Rio de Janeiro

Livro de memórias conta a trajetória do primeiro transhomem operado no Brasil
A editora LeYa Brasil lança “Viagem Solitária”, de João W. Nery, livro autobiográfico que conta a história de João, que no final da década de 70 ousou e fez uma cirurgia de mudança de sexo. Nascia ali a história do primeiro transhomem operado no Brasil.
João nasceu mulher, mas estava aprisionado neste corpo estranho, uma sensação que ele reconheceu desde muito cedo.
Foi durante a Ditadura Militar, em 1977, que se submeteu à primeira cirurgia de mudança de sexo. Naquela época, as clínicas e os hospitais ainda não estavam liberados para fazer esse tipo de cirurgia, e os médicos que se propunham a realizá-las eram considerados mutiladores, a ponto do médico que operou o João chegar a ser indiciado por lesão corporal por outra cirurgia de mudança de sexo.
Em “Viagem Solitária” João conta desde sua infância reprimida, a adolescência solitária, as dificuldades amorosas, a perda de seu diploma de psicologia – que deixou de ter validade com a mudança de sexo – e as dificuldades jurídicas quanto ao seu novo nome, os quatro casamentos e seu maior orgulho, a paternidade.
Este é um livro imprescindível para todos os que queiram ver melhor o espanto que é o ser humano: a dimensão e a importância do componente sexual como fonte da identidade individual e social são aqui penetradas com a vitalidade de uma vida vivida: sofrimentos e alegrias, e misérias e esperanças — não apenas do personagem autobiográfico — compõem esta realidade, e o que daí emerge é um real mais forte do que o captado pela ciência e um romance mais pungente que as ficções romanescas.
Antônio Houaiss

A obra resgata o período difícil da infância, quando era tratado como menina, mesmo com sua cabeça a lhe dizer que não era uma, a adolescência complicada, com a menstruação e o crescimento dos seios que lhe incomodavam.

Também mostra a importante e complexa luta por sua autoafirmação perante a sociedade e o interessante momento em que se tornou pai.
Nery fala ainda de suas amizades com o sociólogo Darcy Ribeiro, que se tornou seu mentor intelectual, e com o escritor e crítico literário Antônio Houaiss, que recomendou seu primeiro livro "Erro de Pessoa: Joana ou João?" (esgotado), também sobre sua trajetória, para a publicação.
"Viagem Solitária"
Autor: João W. Nery
Editora: Leya
Páginas: 336
Quanto: R$ 33,75 (preço promocional, por tempo limitado)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha
Extraído do site: http://www.deolhonelas.com/lancamento-do-livro-viagem-solitaria/ e http://noticias.bol.uol.com.br
http://noticias.bol.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário