Falando sobre tudo

Falando sobre tudo

domingo, 2 de setembro de 2012

Passaporte Australiano - trans Inter, LGBT

NOTICIAS DO MUNDO


O passaporte australiano. A partir de agora, pessoas podem se identificar pelos sexos Masculino (M), Feminino (F) ou Indefinido (X). Texto de 2011


Artigos com a tag ‘Austrália; Passaporte australiano; transgêneros; Interssexuais; LGBT; direitos humanos’






Masculino, Feminino ou Indefinido. A partir desta quinta-feira (15), cidadãos australianos portadores de passaportes daquele país têm mais uma opção de sexo para escolher. O governo australiano definiu as novas regras para emissões do documento de viagem como medida para combater a discrminação contra interssexuais e transgêneros – pessoas que se identificam tanto com o sexo masculino quanto com o feminino.
Interssexuais, antigamente conhecidos como hermafroditas, podem a partir de agora definir sua opção sexual como “X”. A letra servirá para diferenciar do “M” de masculino e do “F” de feminino. Já os transgêneros poderão optar por uma das letras caso tenham uma declaração médica válida de que se identificam com um dos sexos. Até agora, a hora da escolha do sexo no passaporte para essas pessoas era algo constrangedor, já que elas não se sentiam encaixadas em nenhuma categoria – o que ocorre, aliás, ainda em quase todos os outros países do mundo.
A porta-voz da Coalizão Australiana pela Igualdade, Martine Delaney, afirmou que a mudança é “uma grande evolução”. “É incrívelmente vergonhoso você ser uma mulher por anos, mas ainda ter em seu passaporte o sexo constando como masculino”, disse ao jornal australiano Sydney Morning Herald.
A questão do gênero no passaporte não é apenas um direito dessas pessoas, diz Martine. Em muitos países, transgêneros já operados enfrentavam dificuldades na hora de passar pelos oficiais de imigração porque o passaporte dizia uma coisa e a pessoa claramente era outra. Uma australiana, por exemplo, que havia mudado de sexo e tornou-se mulher, foi detida nos Estados Unidos por causa da informação supostamente errada em seu passaporte.
Os Estados Unidos, aliás, são um dos poucos países que se conhece a terem tomado medidas semelhantes. Os passaportes americanos ainda não têm a opção de letra X, mas desde o ano passado os transgêneros americanos também podem escolher entre o M e o F, dependendo do sexo com o qual se identificam mais, caso tenham um atestado médico.
“A consequência direta dessa medida é o reconhecimento de que essas pessoas são também seres humanos com direitos”, afirmou Martine.
Lucas Hackradt


extraído do site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário