Falando sobre tudo

Falando sobre tudo

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Contos de agressão 1








A Violência doméstica é um grave problema em nossa sociedade, e infelizmente estão repletas de mulheres que apanham de seus parceiros ( biologicamente mulher ou homem). Não são poucas aquelas que vivem uma vida de horrores, sofrendo as agruras de uma relação despótica, ditatorial e abrutalhada.


As maiores queixas são de mulheres que sofrem violência física, ou seja, são espancadas; violência psicológica (agressões verbais) e violência sexual (sexo forçado).



Mas, pela minha experiências com mulheres agredidas por suas companheiras, digo que a maioria esta vivendo esse tipo de agressão por incapacidade de defesa, ou seja, algumas por serem dependentes financeiramente, outras pela dependência psicológica ou física e muitas por medo de encarar uma vida, diferente da que vivem.

Conheci e ouvi casos que nunca pensei ter ouvido, e hoje, vejo esse quadro agressivo de forma bem diferente do que via antes de trabalhar com mulheres que são agredidas.

Vou contar alguns casos que ouvi e vi e vocês tirem a conclusão que quiserem ou puderem, mas mesmo assim, creio que ao lerem vão ter, querendo ou não, que pensar e refletir sobre sua situação de inercia. Os fatos são verídicos, as historia trocadas para segurança das envolvidas e os nomes fictícios.

Lais, mulheres de 30 e poucos anos, vive uma relação de 7 anos com Tatau (apelido), lais é duramente agredida de todas as formas possíveis, socos, tapas, chutes, beliscões, puxão de cabelo, xingamentos, palavrões, e outros.

Lais, nos procurou chorando e com um dos olhos fechado e roxo, mal conseguia falar, mas nos contou que sua esposa ( não identificamos sua identidade sexual) a batia constantemente e por motivos variados.
Perguntamos por que ela não se separava e ela nos contou que não tinha família e nem lugar para ir , não tinha amigas que pudesse abriga-la, que tinha medo de passar necessidades e fome e que por isso aguentava as agressões de  Tatau.

Fiquei olhando para aquele rosto bonito e pensando, ara, por que ela não vai trabalhar e ganhar seu sustento, alugar uma vaga e iniciar uma nova vida. Moça tão nova e bonita, arrumaria qualquer emprego mesmo que subemprego que fosse. Uma casa de família seria o ideal, pois poderia morar na casa da patroa, comer e etc. Então, resolvi dar essa ideia a tal mocinha, achando que ela iria me agradecer e tentar seguir meu conselho. Ela foi embora e eu fiquei feliz em poder ajuda-la, mas, ela voltou em menos de 15 dias com vários hematomas pelo corpo e os dois olhos roxo, havia apanhado horrores da companheira.

Então a olhei seria e lhe perguntei o por que ela não havia saído de casa, antes? Ela baixou a cabeça e me respondeu que não tinha coragem.

Como assim, não tinha coragem?  De que estamos falando? Ela esta falando de "coragem"? Como assim?


Então ela não tem coragem de sair de casa e parar de apanhar daquela forma tão agressiva e deprimente.! Ara, viu? Então agora é preciso coragem para parar de apanhar? 
Olhei para ela, vi que não lhe faltavam pernas, braços e percebi que tinha músculos nos braços, então tinha força., `Perguntei a ela se tomava remédios controlados e se tinha alguma doença grave ou cronica. mas todas as respostas foram negativas, então me calei, diante de tal fato.

Uma mulher bonita, inteligente, de 30 e poucos anos, saudável, sem defeitos físicos, não tem "coragem" de sair da casa da agressora e encarar a vida como todos nos encaramos, trabalhando muito e levando a vida com respeito e dignidade que todos nos merecemos.

Conheço muitas mulheres que saíram de casa, foram para uma vaga, dormir num colchão no chão, trabalhavam como fachinera e em menos de três meses alugaram sua casinha e sobreviveram e estão hoje bem e felizes, com parceiros ou parceira que as respeitam e a amam.

Quem quer faz.  Uma faxina, na zona sul do RJ, esta entre 150,00 a 200,00 por dia, uma empregada domestica, ganha cerca de um salario e meio, mais beneficios, alem de moradia e comida.

por que essa mocinha acha que é diferente de todas as muitas mulheres que batalham e reconstroem suas vidas com dignidade?

Ela me disse que se sente segura na casa dela, e que só não gosta de ser agredida, e que tem medo e não pretende sair da casa ou se separar.

Então, eu digo, e vocês pensem de mim o que quiserem, ela gosta da tal agressora, se sente segura ( ela disse isso varias vezes) e vai apanhar ate que tome vergonha na cara dela e passe a se respeitar.  Por que se ela não se respeita, como quer ser respeitada pela sua companheira? aff, viu!

Respeito é a base de qualquer relacionamento!




Nenhum comentário:

Postar um comentário