Falando sobre tudo

Falando sobre tudo

domingo, 30 de junho de 2013

Doenças Transmitidas pelo Beijo

O beijo na boca pode transmitir várias doenças.

  • Herpes labial: Causada por um vírus, que manifesta-se de tempos em tempos e que não tem cura.
  • Aids: Doença causada por um vírus que diminui drasticamente as defesas do corpo deixando-o vulnerável à uma série de doenças.
  • Sífilis: Uma doença de difícil tratamento, que pode levar à complicações como meningite, doença renal e outras.
HERPES LABIAL


É uma doença que não tem cura e produz sintomas como dor e coceira no local da ferida, sendo necessário realizar um tratamento com o uso de uma pomada própria para a herpes labial, como a Aciclovir, sempre que a ferida aparecer.

Os sintomas da herpes labial são:
  • Dor;
  • Vermelhidão;
  • Coceira;
  • Bolhas  muito sensíveis próxima ao lábio.
Os dois primeiros sintomas podem surgir até 4 dias antes da ferida e podem perdurar por aproximadamente 21 dias, embora este tempo possa ser reduzido para apenas 7 com a toma de medicamentos
Como pode ser transmitido pelo beijo?


Se você beijar alguem, enquanto ela esta com a ferida da  herpes  na boca, a trasmissão acontece.

AIDS



A AIDS é a sigla usada no Brasil para uma doença chamada Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. Esta é uma grave doença causada pelo vírus HIV que, ao entrar no organismo, gera sintomas iniciais inespecíficos, que após alguns dias desaparecem. Os principais sintomas da AIDS surgem em média após 10 anos da contaminação, época onde a maioria dos pacientes são diagnosticados com a doença.
Os primeiros sintomas da infecção com o HIV são observados variavelmente entre 3 e 6 semanas após a contaminação. São eles:
  • febre,
  • irritação na garganta,
  • dor de cabeça,
  • cansaço e
  • mal estar.
Eles passam em média em 14 dias, dando início a fase assintomática da doença que dura em média 10 anos, até que surgem os principais sintomas relacionados à AIDS que são:
  • vômito,
  • enjôo,
  • diarreia,
  • inchaço dos gânglios linfáticos,
  • emagrecimento evidente.
A AIDS é uma doença causada pelo vírus da Imunodeficiência Humana, o HIV. O vírus entra na corrente sanguínea durante o contato com sangue ou secreções de um indivíduo contaminado.

Como pode ser transmitida pelo beijo?

A saliva não transmite o vírus da AIDS, mas se o beijo acontece entre duas pessoas  que tem gengivite, ou qualquer outro ferimento na boca, o HIV pode penetrar na corrente sanguínea.
Isso sem contar que um beijo caloroso, ou mais ardente, também pode provocar o sangramento na região do body-piercing, havendo risco de infecção do virus do HIV se o sangue entrar em contato  com a lesão bucal.


SIFILIS



Também chamada de cancro duro ou Lues, é uma doença infecto-contagiosa, de difícil cura, cujo agente causador é o Treponema pallidum. Este se manifesta primeiramente através de uma ferida indolor chamada de cancro duro a qual aparece no pênis, ânus ou na vulva. Esta ferida pode desaparecer espontaneamente mas isto não representa a cura da doença, mas sim um aumento da sua gravidade.

A sífilis manifesta-se através do aparecimento de uma ferida dura e indolor no local da infecção, nos órgãos genitais ou na boca. A primeira ferida sempre surge no local em que o corpo entrou em contato com a bactéria. Outros sintomas da sífilis são:
  • ínguas;
  • dor de cabeça;
  • dor de garganta;
  • mal estar;
  • febre;
  • perda do apetite e
  • emagrecimento.
Na segunda fase da doença há a presença de pequenas feridas cor de rosa/púrpura pelo corpo, especialmente na palma das mãos e na sola dos pés. Geralmente os sintomas da sífilis surgem entre 1 e 13 semanas após a contaminação.
Como pode ser transmitida pelo beijo?
A transmissão da sífilis é feita através do contato com a ferida do indivíduo infectado, 
A sífilis primária, manifesta-se pela primeira vez, causando o aparecimento das lesões, geralmente nos órgãos genitais, boca e mãos.

Outras Doenças transmitidas pelo beijo

Cárie dental – doença infectocontagiosa causada por bactérias como Streptococcus mutans, que provoca a desmineralização do esmalte do dente, ocasionando destruição localizada, progressiva e irreversível.
Gengivite – inflamação da gengiva, causada por bactérias (placas), que pode se agravar e atingir o osso alveolar, o qual envolve e mantém firmes os dentes. Tem-se observado o aumento do número de casos de gengivite. É de se crer que, além da ausência de cuidados com a higiene bucal, a prática do “ficar”, muito comum entre os jovens e adultos de hoje, esteja contribuindo para isso.
Faringite – inflamação da faringe, região situada entre as amígdalas e laringe (onde se forma a voz), pode ser causada por vírus e bactérias.
Laringite – inflamação aguda ou crônica da laringe (onde estão as cordas vocais), causada por vírus e também bactérias.
Amigdalite – inflamação das amígdalas, geralmente provocada por uma infecção estreptocócica (bacteriana) ou, com menos frequência, por uma infecção viral.
Mononucleose – é uma doença de progressão benigna e muito comum; 79% dos casos são causados pelo vírus Epstein-Barr, e 21%, pelo Cytomegalovirus, ambos transmitidos pelo beijo, saliva e troca de outras secreções. Caracteriza-se por febre, aumento do número de monócitos (globulos brancos) no sangue, angina (sensação de angústia, opressão torácica, devido a um fornecimento insuficiente de oxigênio ao coração), aumento do volume do baço, erupções cutâneas, etc.
Hepatite A e B – infecção inflamatória do fígado. A vacinação pode preveni-la.
HPV – vírus do papiloma humano, infecta a pele ou mucosas, possui mais de 200 variações diferentes, cuja maioria dos subtipos encontra-se associada a lesões benignas (verrugas); no entanto alguns tipos são encontrados em certas neoplasias (cancro do colo do útero). Sua principal forma de transmissão é por via sexual. Considerada uma das mais frequentes das doenças sexualmente transmissíveis.
Meningite – inflamação das meninges (conjunto das três membranas que envolvem o eixo cerebroespinhal). Pode ser cerebral, espinhal ou cerebroespinhal, de origem bacteriana, tóxica, parasitária ou secundária a diversas doenças.
Uretrite – inflamação da mucosa da uretra.
Candidíase – afecção aguda, subaguda ou crônica causada por leveduras pertencentes ao gênero Candida albicans.
Gripe – doença infecciosa muito contagiosa, quase sempre epidêmica, devido a vários vírus do grupo Myxovirus influenzae.
Tuberculose – doença infecciosa e contagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch).



Psquisa feita no site; http://www.tuasaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário