Falando sobre tudo

Falando sobre tudo

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Filho Biológico num casal de Lésbica


Casal de lésbica terá filho biológico na Espanha


Um casal de lésbicas que havia solicitado de forma oficial poderá ter na Espanha um bebê, onde ambas serão as mães biológicas, uma como a gestante e a outra como a doadora dos genes. Para tal, terá que ser feito a fertilização de um óvulo de uma das mães com o esperma de um doador anônimo e implantar o embrião no útero da outra mãe, no caso a parceira.


O pedido do casal foi discutido pela Comissão Nacional de Reprodução Humana Assistida, órgão consultivo do Ministério da Saúde e Defesa do Consumidor, que decidiram em favor delas, alegando que não há qualquer impedimento legal para reprodução assistida e que essas podem ser utilizadas por casais héteros e homossexuais.

Tal decisão pode abrir precedentes inéditos na Espanha, já que a lei determina que a doação de esperma e óvulos, para realizar uma fertilização in vitro deve ser anônima, não inclui a possibilidade de uma lésbica doar um óvulo para a sua parceira. Porém, para a comissão, visto que a lei permite a doação de marido à mulher, também se deve contemplar casais do mesmo sexo. 

A resolução do conselho de medicina vai beneficiar outros casais lésbicos, pois o argumento dos especialistas não deixa margem para interpretação. A decisão foi tomada com ampla maioria, todos os 27 membros se declaram favoráveis e não foi preciso votação. O próximo passo será enviar um aconselhamento a todos os conselhos de saúde das comunidades autônomas no caso de receberem solicitação semelhante. 


Extraído do site::
http://acapa.virgula.uol.com.br/mobile/noticia.asp?codigo=6637

Nenhum comentário:

Postar um comentário