Falando sobre tudo

Falando sobre tudo

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Por que o termo sapatão e viado?




Por que as pessoas chamam as lésbicas de "sapatão" e os gays de "viado" ?

MarisaM.  por sms


Bem, o termo " chulo" usado faz referencia a mulher que calça grande, e homem que anda saltitante, por ai. rsrs.

Os homens calçam numeros grandes de sapato, e antigamente as mulheres lésbicas se vestiam caracterizadas pela endumentária masculina e consequentemente usavam sapatos largos e grandes, como os homens da epoca usavam. Logo fizeram a relação e usaram o termo para definir as lésbicas da época, como " sapatão" e a sua mulher de "sapatinha".
Eu, costumo brincar com as lésbicas novinha as chamando de "sapatinha" ( masculina)  e "sandalinha", ( femininas). Mas, gente, é só quando brinco e não um xingamento ou algo para machucar ou agredir moralmente, ok?  Um termo carinhoso de brincar com amigas intimas, assim como chamo meus amigos que escorregam , rsrsrs, de viadinhos. Nada pessoal ou geral. Brincadeirinha entre conhecidos e amigos, somente. 

mas, agora falando sério, fui procurar nos sites alguma outra explicação, um pouco mais formal ou séria, e encontrei no site, http://mundoestranho.abril.com.br, referencia a dois livros ( que não li e não se existem) que transcrevo agora. 

"Segundo o etimologista Reinaldo Pimenta, no livro Casa da Mãe Joana 2, o termo "surgiu na década de 1970, quando as mulheres com opção sexual alternativa tinham predileção por usar um tipo de calçado mais caracteristicamente masculino". Outro etimologista, Deonísio da Silva, autor de De Onde Vêm as Palavras, vai um pouquinho além: "Em casais de lésbicas, as mulheres que faziam as vezes de marido assimilaram o preconceito, fazendo questão de usar sapatos grandes. Já as que faziam as vezes da esposinha eram em geral menores, mais esbeltas e usavam sapatos menores. Logo, foram caricaturadas como sapatão e sapatinha". Já "veado"é uma associação do perfil do animal - magro, esguio e lépido - com o dos homens afeminados, que talvez tenha origem em um "causo" carioca. Dizem que, nos anos 20, um comissário de polícia foi incumbido de prender os homossexuais que circulavam pelas imediações da praça Tiradentes, na região central do Rio de Janeiro. Ele fracassou e, para explicar a falha, disse que, quando seus homens se aproximavam, os delicados alvos fugiam correndo como veados. O episódio ganhou a imprensa carioca e, logo, a boca do povo."

Então, é isso meninas, vivendo e aprendendo!


Respeito é a base de qualquer relacionamento!

Um abraço

Vitoria ACosta

Nenhum comentário:

Postar um comentário